22 de outubro de 2012

As Mil e Uma Noites - Miguel Gomes Fala Sobre o Novo Filme




Miguel Gomes, que veio à Mostra Internacional de Cinema de São Paulo prestigiar uma minirretrospectiva de seus curtas e longas, entre eles Aquele Querido Mês de Agosto e Tabu. 

Gomes falou rapidamente sobre seu próximo filme.

"Esse filme ainda é um pouco... tabu, mas já posso dizer o título, isso eu acho que não vai mudar. Hoje chama-se As Mil e Uma Noites", começou o cineasta. "Vai ter uma Xerazade contadora das histórias ao rei Xariar no clássico do folclore árabe e indiano, ela é uma das personagens, e terá muitas histórias, tão absurdas e delirantes quanto no As Mil e Uma Noites. 

Mas ao contrário dos contos persas e do Egito essas histórias vão se passar hoje em dia em Portugal."

Questionado se planeja misturar gêneros, Gomes diz que vai misturar sempre tudo. "Não consigo fazer de outra maneira. Não é só gêneros. 

Pra fazer filmes eu vou acumulando coisas, como um colecionador. Tenho canções que quero pôr, tenho histórias que vou ouvindo, tenho sensações de filmes que eu me lembro, tudo misturado na minha cabeça. O trabalho do filme começa quando tudo isso toma forma."

A literatura fabular e de aventuras já aparece em Tabu: a empregada da protagonista Aurora lê Robinson Crusoé nos dias de hoje, na primeira parte, e a própria Aurora lê As Mil e Uma Noites na segunda parte do filme, ambientada no passado colonial.

A entrevista integral com Miguel Gomes será publicada próxima do lançamento comercial de Tabu no Brasil, que ainda não tem data certa mas acontecerá em 2013.

Comentários
0 Comentários

0 comentários :

Postar um comentário

Faça parte da Revista HEROI, deixe seu comentário: